quinta-feira, 15 de outubro de 2009

José Manuel Saraiva

José Manuel Saraiva - O ilustrador








fotos: hasaliah
local: exposição no Auditório Augusto Cabrita em Setúbal


As ilustrações de José Manuel Saraiva, não passam facilmente despercebidas.
Desde a sua entrada no mundo da ilustração para a infância, há uma dúzia de anos, criou um estilo muito próprio.

A sua linguagem plástica, caracteriza-se antes demais por uma grande unidade cromática onde predominam o azul, branco e vermelho, em todas as suas nuances, pontuadas pelo preto e pelo verde água. Depois usa o computador para realçar cores e acentuar efeitos.

O recurso a um traço propositadamente infantilizado e uma geometrização tosca das formas são outras das suas imagens de marca. As suas figuras estilizadas estabelecem de imediato uma forte relação afectiva com o leitor através das características fisionómicas das personagens, de um maneirismo cuidado e cativante e de certos elementos, como o sempre presente caracol no meio da cabeça.

O resultado: álbuns de grande dimensão poética com os quais José tem obtido um merecido sucesso nacional e internacional.

3 comentários:

  1. Ao olhar para as fotos das ilustrações do José Manuel Saraiva, só me dá vontade de entrar para dentro delas e divertir-me com o meu coração de menino, sentir que as cores e os cheiros que elas representam são fruto de todo o imaginário infantil que ainda guardo nas minhas memórias e em momentos de introspecção sinto que ainda não cresci.
    Como era bom que pudéssemos amadurecer, e crescer num mundo em que as almofadas são nuvens, as cobertas das camas lagos e rios e o tecto do quarto o universo de todos os sonhos.
    Realmente o ser humano (e infelizmente) quando cresce fica um pouco mais triste, o seu coração mais amargo e frio, apenas porque precisa de arranjar defesas em relação aos seus semelhantes.
    “Quando eu mandar, vou proibir que se cresça!!!!”, quero voltar a ser o pequeno principezinho que olha para um chapéu e consegue ver uma jibóia com um elefante lá dentro. Que aborrecimento quase todos os adultos APENAS OBSERVAM O CHAPÉU!
    Maldita racionalidade que nos proíbe de fomentar desejos de criança, que nos proíbe de tirar uma fatia da lua que é simples queijo, que nos proíbe de cavalgar numa vassoura e sentir que montamos um cavalo lusitano, enfim… SER ADULTO É “CHATO”… Oh sociedade deixa os adultos viver numa fábrica de sonhos, onde tudo é prazer e doce…..
    Amiga Hasaliah “sei, que tu sabes, que eu sei, que sabes que em ti ainda existe uma menina cheia de emoções puras e de verdadeiras…
    Um grande beijinho para este teu texto… e para ti também….

    ResponderEliminar
  2. Pollignac

    meu amigo "princepezinho",,,
    “Quando eu mandar, vou proibir que se cresça!!!!
    Tu mandas em ti, deixa que essa crinaça que existe em ti, não morra,,,,,
    Deixa que a fábrica de sonhos,não deixe de criar os teus,,,,
    Continua a fantasiar,,,,,

    Tu sabes que eu sei, que tu és um menino com sonhos e muitas fantasias,,, fazes por apaga-las e não deixar que se vejam....
    mas eu vejo e contigo a conversar sei que posso fantasiar e sonhar alto....
    contigo eu posso ser tb criança,,,,,,,

    hehheheeh, e sabemos rir os dois
    um beijo grande

    ResponderEliminar
  3. Regressar à infância :)
    Bonito e faz sonhar...

    Beijinho

    ResponderEliminar