sábado, 17 de outubro de 2009

Peter Kogler




fotos: hasaliah
CCB - museu colecção Berardo



Peter Kogler - Esta foi a primeira exposição em Portugal do artista austríaco
Levanta questões sobre o espaço, o avanço da tecnologia e seus malefícios. Para isso preenche normalmente grandes espaços expositivos.

A sua linguagem, que assenta em malhas estruturais gráficas e padrões 3D, labirintos e desenhos modulares, fazem muito mais sentido e causam maior impacto quando a sua escala é feita de modo a incluir-nos.

O artista encontrou na formiga e no cérebro dois temas básicos que unem o simbólico ao orgânico, fazendo assim referência à interpenetração da natureza e da tecnologia, a realidade e o virtual. O labirinto como símbolo de uma sociedade operada em rede pelos media é outro tema central que Kogler interliga com o espaço real em projecções de vídeo e murais extremamente variados, opondo à estática e tradicional geometria euclidiana do espaço, uma aparência efémera em constante mutação e transformando assim a nossa percepção do mesmo.

4 comentários:

  1. cara amiga

    O artista encontrou na formiga e no cerebro dois simbolos para referenciar a natureza e a tecnologia. Eu no meio desse labirinto do teu magnifico cérebro sinto-me a formiguinha que esta sempre lá e que faz com que ele funcione.

    Sou o teu código morse, esse cérebro necessita da formiga rabiga que traduz para o povo o seu magnifico pensar.

    Beijinhos da tua formiga electrica

    ResponderEliminar
  2. Amiga

    Estas Magnificas fotos representam bem a extraordinaria exposição de Peter Kogler.


    Não quero ser a formiga electrica do cérebro que provoca curto circuito, mas focos de luz no cérebro, que estão magnificamente retratados e de forma original na foto.

    Desta tua grande amiga

    Maria Jose

    ResponderEliminar
  3. Maria Jóse

    formiga rabiga,
    os teus focos de luz são tão fortes, que me cegam........

    mas, consigo ver às escuras, pois estou habituada aos teus curto-circuitos

    da (ainda amiga) .... hasaliah

    ResponderEliminar